BLOG DE NOTÍCIAS E OPINIÕES SOBRE A DESPORTIVA, O MAIOR CLUBE DO ESPÍRITO SANTO!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

ATÉ QUANDO O REGIONALISMO?



    Jogadores da Tiva perfilados na estréia da Copa São Paulo. Campanha ruim. Foto: Victor Coutinho

Alô nação grená! Com duas derrotas em seu grupo na Copa São Paulo de Juniores 2013, a nossa Tiva foi  praticamente eliminada de seu grupo, restando apenas cumprir a tabela honrosamente contra a Ferroviária de Araraquara co  - irmã grená, na última rodada da Copinha,Sábado as 14h.
 A equipe de Juniores da Tiva comandada pelo Técnico Luiz Siqueira, o Macarrão, estreou perdendo para o Grêmio Novorizontino por 3 a 1, e voltou a perder na segunda rodada, desta vez para o time catarinense do Figueirense, por um elástico 4 a 0.
 Mas, o que falar sobre a participação grená na Taça SP ? quem seriam os culpados pela pífia campanha ferroviária?
 Bom, desde já isentaria jogadores e comissão técnica que foram para a disputa, pois mais uma vez o fiasco se repetiu, por culpa de tudo que envolve o nosso futebol.
Lamentavelmente, cada vez mais isolados na região Sudeste, o nosso futebol caminha à passos largos para se tornar o pior futebol do Brasil, se já não é ( coisa que o meu coração capixaba ainda reluta veementemente em aceitar). Aqui, comemoramos como um campeonato mundial , quando obtemos êxito em uma Copa ES, Ou um Campeonato Estadual. E quando ousamos levantar um vôo de projeção nacional, esbarramos nas mesmas barreiras, que fazem nosso aeroplano futebolístico cair em queda livre.
Na Tiva, jogadores como Vitor Hugo, Maiko Jhordan, Carlos Vitor e Nando, sao considerados dentro do clube, atletas promissores e são apostas para o futuro grená. Mas, não seria muito covardia, atirar estes atletas aos leões, numa competição como a Taça Sp? Pois a falta de experiência destes atletas, de não jogarem regularmente com clubes de médio à alto nível nacional durante o ano ou a preparação para um grande torneio da categoria, os fazem sucumbir em campo, quando são jogados á própria sorte nesses esporádicos torneios.  E aí, vem o outro lado da moeda, onde a desilusão de não apresentar um grande futebol, ou de não conseguir chamar à atenção de grandes clubes, fazem estas mesmas jovens promessas, serem desacreditadas por imprensa, torcida e diretoria, e até mesmo pelos próprios meninos.

Não, não posso culpar estes meninos pela precoce eliminação grená na Copinha, pois sou testemunha da entrega, dedicação e garra em campo nesses dois jogos. Culparia então o Técnico e sua comissão? Não, pois o treinador Luiz Siqueira, fez o que pode com o que tinha em mãos, e fez o que um técnico deveria fazer: escalou o time, fez as alterações que podia fazer, e em dados momentos os atletas em campo cumpriram o que o técnico grená exigiu e treinou exaustivamente durante o período de preparação. Entretanto, por que eu culparia o técnico, se a mesma novela capixaba foi repetida na competição. Quantas vezes vi um time capixaba, dominar o jogo, enfiar bolas na trave adversária, perder gols feitos e num descuido de 5 a 10 minutos, tomar dois ou mais gols do adversário? Inúmeras vezes isso se repetiu... o próprio São Mateus que faz campanha melhor que a Tiva na Taça SP, sucumbirá logo logo no torneio, e aí erroneamente se rotula como “o melhor capixaba na competição”, esquecendo-se que “o mesmo vento que sacode aqui, balança lá”...

Falta de experiência, despreparo frente á um adversário de um grande centro, falta de confiança, e talvez aquele complexo de que do outro lado existe um temível e poderoso inimigo que sabe das fragilidades do nosso time.... juntando-se à isso, um presidente asqueroso e medíocre da nossa Federação de futebol Capixaba, senhor Marcus Vicente, que quer morrer no cargo enquanto não afundar o nosso futebol na mais fétida lama do ostracismo e repugnância. Acrescente à isso uma imprensa circense, que torce contra o nosso futebol, e que faz galhofas e não reportagens decentes que defendam o nosso barrismo e o impulsionem para frente. E nossos dirigentes? Afogados cada vez mais no amadorismo e em seu próprio quintal, não evoluem, não se capacitam, e vivem do pão e circo, e de esporádicos campeonatos regionais que só fazem crescer ainda mais o muro do isolamento do nosso futebol perante os outros Estados.
Com esse futebol elitizado, da fantasia, que a CBF vêm implantando no Brasil, cada vez mais o Espírito Santo afogado em sua própria lagoa de amadorismo e incapacitação, vamos remando com toda força rumo ao fundo do poço...

O time profissional grená têm ainda neste primeiro semestre a Copa do Brasil para disputar, onde num jogo só, numa única partida ele pode dar seqüência, ou dar adeus. Há mais de uma década, nosso futebol naufraga nesse torneio. Será que a DESPORTIVA FERROVIÁRIA, um clube que tem em seu DNA as competições nacionais, não conseguirá acabar de vez com este incômodo jejum de não passar da primeira fase deste campeonato? Sem um bom planejamento, sem uma preparação adequada, sem um cuidado especial com esta competição, e ainda mais com um discurso de que seria uma utopia qualquer resultado positivo neste certame, podemos numa única noite estrear e dar adeus comos muitos outros clubes do estado já fizeram nesses últimos anos. Aí, vamos continuar vivendo de regionalismo, de esporádicas conquistas e de vitórias saborosas em cima do nosso arquirival alvinegro. Então, Nação Grená, viveremos o eterno Regionalismo, ou tentaremos um vôo maior, sem tirar totalmente os pés do chão? Se ousar, nada ocorrerá. Se a mentalidade for provinciana, veremos mais do mesmo por mais muitas e muitas décadas...




4 comentários:

André disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
André disse...

A lucidez do texto do Thiago Nunes me espanta pelo susto que me causa e ânsia que me causa.
Que futebol é esse? Que federação é essa? Que dirigentes são esses? Que imprensa é essa?
Onde está a seriedade perdida que nos levará a patamares maiores. Onde está o interesse nobre que nos elevará?
Onde está?
A impressão que dá é nossos cronistas esportivos, dirigentes - de clubes e federação e alguns jogadores estão, neste momento - 23:53 do dia 10/01/2013 assistindo o Big Brother Brasil treinando para serem perdedores!
Basta!
Basta!
Chega de amadorismo e espetáculos circenses, no pior sentido da palavra!
O povo capixaba transformou este Estado em um dos que mais cresce no país e merece muito mais!

André disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
V Koff disse...

Thiago Nunes como sempre lucido, tecendo comentarios precisos. Nos resta torcer agora pela Tiva na copa BR, eu acredito muito neste grupo que esta nos representando