BLOG DE NOTÍCIAS E OPINIÕES SOBRE A DESPORTIVA, O MAIOR CLUBE DO ESPÍRITO SANTO!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

ENTREVISTA COM O GOLEIRO



Foto de Jorcey, quando atuava pela Desportiva 1992-1993. Hoje ele trabalha nas divisões de base do Flamengo, e na seleção feminina de futebol sub-17.

ALÔ NAÇÃO GRENÁ. POSTO HOJE UMA ENTREVISTA QUE FIZ COM JORCEY, EX GOLEIRO DA DESPORTIVA ENTRE 1992 E 1993. NA ENTREVISTA, ELE RELEMBRA SEU PASSADO VITORIOSO NA TIVA, O QUE ANDA FAZENDO HOJE, E TAMBÉM, SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL DA DESPORTIVA. APESAR DE SER FLAMENGUISTA, JÁ QUE NASCEU NO RIO DE JANEIRO, E É ORIUNDO DAS DIVISÕES DE BASE RUBRO -NEGRAS, JORCEY TEM UM GRANDE CARINHO COM A DESPORTIVA, E COM A TORCIDA GRENÁ! CONFIRA A ENTREVISTA ABAIXO:





FOLHA GRENÁ: COMO SE DEU SUA VINDA PARA A DESPORTIVA NA ÉPOCA?

JORCEY:Ná época eu havia sido Profissionalizado pelo Flamengo quando completei 19 anos, em 1991, ainda tinha mais 1 ano de juniores mais subi para o Profissional, e nao podia atuar mais pelo juniores por ter sido profissionalizado, ná época o Flamengo em 1992 contava com vários goleiros como Gilmar Rinaldi, Zé Carlos, Neneca, Adriano, pintou a possibilidade de ser emprestado para poder atuar e ganhar mais experiência nos profissionais,na época tive 2 propostas da Desportiva e do Taubaté de S.P, analisei as 2 e pelo fato de a Desportiva estar disputando a série B do Brasileiro optei pela Desportiva.

FOLHA GRENÁ: QUANDO FOI A SUA ESTRÉIA? E CONTRA QUEM?

JORCEY: Minha estréia foi no Engenheiro Araripe, não me recordo ao certo se foi contra o Sergipe ou contra o Confiança, entrei no 2º tempo no lugar do Dirley que se contundiu.

F.G.: NA ÉPOCA, A DESPORTIVA DISPUTAVA A SÉRIE B DO BRASILEIRO? COMO ERA A REPERCUSSÃO DE JOGAR NA TIVA E NO ES, NA ÉPOCA?

J.:A minha motivação era muito grande, pois estava disputando o Brasileiro da série B, quando cheguei, a Desportiva não ocupava uma boa colocação, não me recordo ao certo mais estava em umas das últimas posições do grupo, com a chegada do Treinador Jaime de Almeida nossa equipe foi evoluindo e melhorou muito até conseguir a classificação para a série A no Brasilero de 1993. a repercussão para mim foi muito positiva, tanto que o meu 1º contrato tinha duração de 3 meses, e prorroguei com a Desportiva até o final de 1992 ao final do Brasileiro no inicio do Capixaba recebi propostas de alguns grandes clubes do Futebol Brasileiro porém o Flamengo preferiu não me negociar.

F.G.:COMO FOI JOGAR AO LADO DE GRANDES NOMES NA ÉPOCA?( ANDRADE, WASHINGTON, CHINA..)?

J.:Foi uma experiência fantástica pois eu tinha apenas 19 anos e estava atuando ao lado de grandes nomes do futebol brasileiro, aprendi muito com esses jogadores e fiz uma grande amizade com o Andrade que cultivo até hoje.

F.G.:VOCÊ FOI O GOLEIRO CAPIXABA MENOS VAZADO E CAMPEÃO EM 1992? COMO FOI SE SAGRAR CAMPEÃO?

J: É umas das maiores recordações que tenho da minha vida, realizei um belo campeonato capixaba e ajudei a Desportiva a essa bela conquista, o título foi fantástico pois foi meu primeiro título como profissional, tenho uma bela recordação pois meu pai e meu irmão saíram aqui do RJ e foram assistir a final e tenho uma grande recordação desse titulo.

F.G.:COMO ERA SUA RELAÇÃO COM A TORCIDA GRENÁ? SE RECORDA DA GRENAMOR E DA GIGANTE GRENÁ? O QUE VOCÊ PODE DIZER SOBRE A TORCIDA?

J.:Minha relação sempre foi muito boa com a torcida grená, uma torcida que me apoiava e me incentivava e sempre apoiou muito a nossa equipe. Claro que me recordo dessas 2 grandes torcidas, que apoiava e incentivava e muito a nossa equipe e foram muito importante na nossa conquista.

F.G.: QUANTO TEMPO VOCÊ JOGOU PELA DESPORTIVA? ANO, Nº DE JOGOS...?

J.:Atuei durante 2 anos nos anos de 1992 e 1993, joguei os Capixabas de 92 e 93 e o Brasileiro da série b em 92 e o brasileiro da série a em 93, o número de jogos não me recordo exatamente, mais atuei bastante nesses 2 anos, tive a possibilidade de retornar em 1994, cheguei a conversar com o presidente Edvaldo que veio aqui no RJ, mais fiquei chateado com algumas situações que ocorreram no Brasileiro de 93 e preferi não retornar.

F.G.: VOCÊ DISPUTOU INÚMEROS CLÁSSICOS CONTRA O RIO BRANCO. GUARDA BOAS OU MÁS RECORDAÇÕES DESTE CLÁSSICO?

J.:Meu 1º clássico não tenho uma boa recordação não, estavamos invictos no capixaba de 92, não tinhamos sofrido nenhum gol e enfrentamos o Rio Branco na 5ª rodada, no Kleber Andrade, perdemos por 1 x 0 , mais depois não me recordo de ter perdido mais nenhum clássico.

F.G: APÓS SAIR DA DESPORTIVA, COMO CAMINHOU SUA CARREIRA? J.:Retornei para o Flamengo, joguei o carioca de 94 pelo Olaria emprestado pelo Flamengo, e depois retornei ao Flamengo realizamos até um amistoso em 94 contra a Desportiva e fomos derrotado por 2 x 1,fiquei no Flamengo até 1996 quando fui negociado para o Futebol Português fui atuar no União da Madeira, retornei em 2000 ao Futebol Paulista atuei no Juventus S.P e joguei a Copa João Havelange pela Londrina, em 2001 atuei no União Barbarense em SP, 2002 Atlético Sorocaba em S.P, e encerrei a minha carreira no final de 2002 atuando pelo CFZ de Brasila no brasileiro da série C,parei de jogar em 2002 com 30 anos.

F.G: HOJE, O FUTEBOL DA DESPORTIVA NÃO É MAIS FERROVIÁRIA. O CLUBE SE TORNOU EMPRESA,. VIROU DESPORTIVA CAPIXABA S/A EM 1999. VOCÊ ACOMPANHOU ESSA MUDANÇA? QUAL SUA OPINIÃO?

J.: Acompanhei alguma noticias sim, vi que no inicio se tinha um grande projeto mais que as coisas não aconteceram e só pioraram. Acho que pelo que eu conheci a Desportiva e vejo atualmente a mudança não foi para melhor.

F.G: COM A MUDANÇA EM 1999, O CLUBE NÃO CONSEGUIU BONS RESULTADOS EM CAMPO, INDO PARAR NA SÉRIE D( HOJE NEM ISSO DISPUTA), ALÉM DE TER SIDO REBAIXADA NO REGIONAL EM 2002. O QUE VC TEM DIZER A SOBRE O MOMENTO ATUAL DO CLUBE?

J.: Fico muito triste com a situação atual do clube, pois tenho uma enorme carinho pela Desportiva e só acompanho noticias ruins. Gostaria muito que a Desportiva melhorasse e o futebol capixaba fosse forte no país.

F.G: QUAL A SUA ATIVIDADE HOJE? TEM VINDO A VITÓRIA NOS ÚLTIMOS ANOS? ALGUM PROJETO ESPORTIVO PARA O ES?

J.: Sou treinador de goleiros, comecei a minha carrreira em 2003 no Profissional do Olaria, passei pelo CFZdo RJ em 2005 e 2006, e fui para o Flamengo em 2007 aonde estou até hoje, trabalho com as categorias de base, estou também na Seleção Brasileira Sub - 17 feminina como treinador de goleiros, mas o meu desejo é trabalhar com futebol profissional, sou formado em Educação Física e tenho curso de Treinador de Futebol, estive no E.S no ano passado em Aracruz disputando a Copa Brasil Sub-17 pelo Flamengo.

F.G: O QUE ANDA FAZENDO HOJE?

J.:Sou treinador de goleiros do C.R Flamengo da categoria Sub-17, e treinador de goleiros da Seleção Brasileira Feminina Sub-17.

F.G.:VOCÈ É CARIOCA, E TEM SUAS ORIGENS NAS DIVISÕES DE BASE DO FLAMENGO. QUAL O SEU TIME DE CORAÇÃO ?

J.: Nasci em uma família de botafoguenses, mas fui criado dentro do Flamengo cheguei ao flamengo em 1985 com 12 anos de idade, joguei até 1996 e retornei agora como treinador de goleiros em 2007 estando até hoje,posso dizer que nasci botafoguense mais sou flamenguista.

F.G: SENTE ALGUMA SAUDADE DO TEMPO EM QUE ATUOU PELA DESPORTIVA?

J.:Sinto sim, pude passar momentos maravilhosos com o grupo que conquistou o capixaba de 1992, e adoro a cidade de Vitória.

F.G.: VOCÊ PODE ESCALAR O TIME GRENÁ DE CAMPEÃO ESTADUAL DE 1992? TEM ALGUM CONTATO COM ALGUÉM DAQUELA ÉPOCA?

J.: Jorcey,China, Alves, Joaõzinho e Dedé.Morelato, Edson Garcia,Gersinho e Andrade.Welder e Washington.Tenho contato com o Andrade, e falo as vezes pelo messenger com o China e o Edson Garcia.

F.G:O QUE VOCÊ TEM A DIZER SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL DA DESPORTIVA, E SE TEM ALGUMA PALAVRA PARA CONFORTAR A TORCIDA GRENÁ?

J.: A situação infelizmente é muito triste, torço e muito para que a Desportiva se recupere pois não merece passar por essa situação.a torcida Grená não pode desanimar nunca pois só ela unida e fortalecida poderá reeguer esse clube maravilhoso.SAUDAÇÕES GRENÁS.

2 comentários:

Anônimo disse...

SIMPLESMENTE FANTÁSTICO ,ALÉM DE GRANDE GOLEIRO, HOJE EM DIA UM BELO PROFISSIONAL, PARABÉNS,JORCEY.

Unknown disse...

Gostei muito da entrevista com o Jorcey, bom saber que temos pessoas que guardas boas lembranças das épocas boas da Desportiva, que voltemos aos velhos tempos e possamos ter um grande goleiro como o Jorcey.